SUOR: MITOS E VERDADES

SUOR: MITOS E VERDADES

Publicado por: Marianna Publicado: 18/02/2025 Visitas: 117 Comentários: 0

SUOR: MITOS E VERDADES

Muito se fala sobre a Sudorese (popularmente conhecida como suor), principalmente quando se trata de reclamar dela!

Podemos dizer que o suor se tornou um tema sensível e polêmico, por causa dele, algumas pessoas chegam até mesmo a se isolar, por vergonha de algumas consequências causadas por ele.

É comum, passar por alguma situação em que o suor nos constrange, seja pela transpiração em si, ou pelo cheiro forte que julgamos vir dela.

Mas afinal, o que é o suor?

O suor (ou SUDORESE) é um líquido transparente e inodoro, produzido pelas glândulas sudoríparas que fazem parte da derme (camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme). O nosso corpo possui entre 2 a 5 milhões dessas glândulas espalhadas por ele, em maior concentração nas regiões das palmas das mãos, planta dos pés, axilas e testa.

O suor é composto em sua maioria por água, mas também contém outras substâncias como o cloreto de sódio (sal), a ureia, ácido úrico e outras.

Mas pra quê serve o suor?  

O suor serve para regular a temperatura do nosso corpo. É a chamada (sudorese térmica), controlada pelo hipotálamo, por meio do centro termossensível.  É um mecanismo natural do nosso corpo.

Por exemplo, quando o clima fica muito quente ou quando praticamos atividades físicas, a transpiração (liberação do suor) é uma forma de eliminar o calor, ajudando o organismo esfriar, a voltar ao estado de equilíbrio e não colapsar. Por isso ele é tão importante e necessário.

Inclusive, durante a menopausa a mulher sofre grandes alterações hormonais, que influenciam diretamente no controle da temperatura corporal, o que causa as conhecidas “ondas de calor” e suor.

A (sudorese emocional) é o suor como uma reação do corpo a um estímulo emocional, como alegria, medo, nervoso, ansiedade... Essa é regulada pelo córtex cerebral.

Todo mundo tem uma parte do corpo que transpira mais. Normalmente é uma dessas: Axilas, planta dos pés, palma das mãos e rosto, coincidentemente as áreas relacionadas a maior concentração das glândulas sudoríparas.

Agora vamos acabar com alguns mitos e conhecer algumas verdades sobre o suor.
 

  • Mito: O suor causa mau cheiro.

Como citado anteriormente, o suor é um líquido inodoro (sem cheiro). Então de onde vem o mau cheiro quando suamos?

O que causa mau cheiro são as bactérias que vivem na pele, e fazem a decomposição do suor. As bactérias decompõem o suor através de um processo chamado (biodigestão enzimática), no qual quebram os compostos presentes no suor e liberam substâncias responsáveis pelo mau odor. É a bromidrose, ou o popular cecê.

Utilizar produtos para evitar o suor, como por exemplo, desodorantes antitranspirantes, para as axilas, podem fazer com que você não transpira naquela região, mas o suor será transferido para outra região do corpo.

Sabia que o Brasil consome 20% da produção mundial de desodorante para axilas?

Outra região que também nos causa constrangimentos pelo odor, são os pés. Com eles constantementes abafados pelos calçados, ficam em um ambiente com acúmulo de muita umidade, propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos.

O que pode fazer para evitar a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro, é a higiene frequente, sempre se atentando também a secagem das axilas, pés...

Para os pés, o uso de um desodorante voltado para pra eles é uma ótima saída.

Dica: A linha homeopast tem o DESODORANTE para pés e calçados, produto vegano, com ativos naturais, que controla e previne maus odores. Além de refrescar, ter um aroma fresco e leve, com toque seco e alta absorção, sem contra indicação, pode ser usado por toda família.

 

  • Mito: O suor tem cor amarela

Mas um mito que já desmistificamos lá em cima. Suor é um líquido transparente. Você pode estar se perguntando, mas e a roupa quando fica amarela, abaixo da axila?

Isso é resultado de uma reação química entre o suor e por exemplo, sais de alumínio (como cloridrato de alumínio), bastante presente em desodorantes, antitranspirantes. Esses sais reagem com o suor, que contém proteínas e ureia, formando resíduos que se acumulam no tecido, resultando em manchas amarelas.

  • Mito: O suor emagrece

Ao transpirarmos estamos perdendo suor (água e sais minerais) e não gordura. Por isso, suar não emagrece. A perda de peso real acontece quando o corpo queima calorias e gordura, e não apenas água, que é o caso da transpiração.

  • Mito: O suor causa Acne e deixa a pele oleosa

Não, ele não causa acne. Lembra que ele está relacionado as glândulas sudoríparas? Então, a acne é uma condição relacionada as glândulas sebáceas (produtoras de uma espécie de sebo). Este sebo em excesso pode vir a obstruir os poros da pele, e favorecer assim o crescimento de bactérias, causando cravos e espinhas.
A produção excessiva desse sebo, também pode causar brilho excessivo e poros dilatados, deixando a pele oleosa.
entretanto, a baixa produção desse sebo pode levar ao ressecamento e descamação da pele.

A acne também pode aparecer em decorrência de fatores genéticos e também hormonais.

 

Agora que você sabe o que é o suor, a sua importância e que muitas das coisas que sempre atribuímos a ele, não é diretamente sua culpa! Pode conviver melhor com ele! 

 

 

Tags: suor, transpirar, sudorese, suar, calor, temperatura, cuidar, bem-estar, desodorante, pes

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse o Portal

Revendedor

Acesse

Galeria de Imagens
Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.